O Concurso Público Nacional de Anteprojeto para o Agenciamento e Paisagismo da Praça Central de Guaratuba, no Paraná, teve o resultado divulgado no último mês, de setembro. O primeiro prêmio foi entregue à equipe formada pelos escritórios Bloco B arquitetura, Desterro Arquitetos e Giz de Terra Paisagismo. Hoje mostramos o projeto que recebeu o segundo lugar, desenvolvido por eAm _ estúdio de Arquitetura mutável. Veja o projeto abaixo e o memorial descritivo.
Descrição enviada pela equipe de projeto.
A escala humana
As transformações dos espaços urbanos devem buscar a escala humana. Projetar o térreo, levando em consideração o que se encontra “a altura dos olhos”, essa é uma maneira de criar espaços “cheios de vida”.
O projeto para a Praça Central de Guaratuba partiu desse desejo, de criar um espaço público que agrupasse empreendimentos, priorizasse o passeio do pedestre e reforçasse a importância do patrimônio para a cidade.
Com esse objetivo em mente, estratégias projetuais buscaram atender as seguintes questões: ampliar a relação da praça com o espaço urbano imediato; valorizar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso; valorizar o pedestre; promover a ampliação da relação entre espaço público e comércio local; melhorar a disposição da infraestrutura da Festa do Divino e implementar novos usos para a praça.
Para manter as características naturais da paisagem, o projeto conecta e integra áreas verdes, espaços edificados e o desenho da baia, com o propósito de arrematar uma costura urbana essencial para o desenvolvimento urbano ordenado e sustentável da cidade.
A revitalização propõem a substituição do mobiliário urbano, a requalificação das vias com calçamento diferenciado, a colocação dos canteiros em locais que permitem a implementação de grandes eventos na praça, impulsionando assim as atividades comerciais locais, tornando o passeio seguro e agradável.
A dinâmica criada pelo desenho de piso tende tornar o pedestre o protagonista do espaço, este agora passa a ter um raio de visão amplo de todos os acontecimentos e envoltório da praça. A distribuição da vegetação complementa essa linguagem, e fecha o pensamento projetual marcando um eixo centralizado na nave da igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso aumentando seu significado para a cidade.
Ecoeficiência dos espaços públicos
Para diminuir o impacto ambiental da nova praça, duas estratégias foram adotadas. São elas: pisos permeáveis e geração de energia solar.
Para os pisos foram escolhidos 4 tipos: pisos intertravados tipo PAVER, com aproximadamente 50% de permeabilidade; pisos drenantes, com aproximadamente 90% de permeabilidade; reaproveitamento dos pisos em pedra existentes que estão assentados nos passeios ao redor da praça; pavimentação em brita 100% permeável.
A geração de energia solar seria feita por meio de placas fotovoltaicas posicionadas acima da nova banca de jornais. A energia gerada alimentaria todo o sistema de iluminação e a própria banca.
Arquitetos
eAm _ estúdio de Arquitetura mutávelLocalização
Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, BrasilArquiteto Responsável
Erick VicenteEquipe
Fernanda Ruggeri Savietto e Silvia Georgiew SeabraAno do projeto
2017